quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bacalhau assado no forno com batatas novas

Este prato faz-me lembrar a comida da Mãe :) quando vou de férias é um dos petiscos que tenho a possibilidade de comer feito pelas mãos dela... e que bem me sabe!
Num destes dias foi a refeição cá de casa, como forma de variar um pouco mais os pratos que temos comido onde nem sempre a imaginação prevalece...
Um prato que todos podemos saber fazer mas eu deixo o modo como o preparo... espero que gostem!


Ingredientes:

4 postas de bacalhau
batatinhas novas cortadas a meio, apenas lavadas e com pele q.b. para 4 pessoas
1 fio de azeite
1 cebola média
1 folha de louro
1 pitada generosa de colorau
1 dl de vinho branco
sal, pimenta e alho em pó q.b.


Preparação:

Numa assadeira, coloque o fio de azeite. Por cima coloque as postas de bacalhau e as batatinhas cortadas ao meio. Tempere com o louro, sal, pimenta, alho em pó. Esfregue tudo com o colorau e disponha a cebola em rodelas. Regue com o vinho branco.
Leve então ao forno a 220º até as batatas estarem douradinhas e cozinhadas e o bacalhau estar suculento sem se desfazer e estar também dourado.
Sirva de imediato acompanhado de uma salada e com um bom vinho branco bem fresco!


Bom apetite!

33 comentários:

  1. Hum... agrada-me o aspecto do teu bacalhau! Que bom!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom.. :) essas batatinhas tb têm um aspecto optimo.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hummmm Catarina minha querida, duas coisas que eu amo bacalhau e batatas.Fico fantástico.Me deu água na boca.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    Que aspecto magnifico :)...
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Amiga,
    bom demais lembar da comidinha da mãe, a minha mamis tbm está longe, mas no final do ano eu saboreio todas as delícias que ela faz.
    Adorei o seu bacalhau e o acompanhamento tbm!

    bjs ♥

    ResponderEliminar
  6. Catarina, o peixe que mais aprecio é o bacalhau, gosto demais, e não tem melhor acompanhamento do que com batatas. Esse prato ficou mesmo apetitoso e bem ao meu gosto e sendo receita de mãe, é delicia garantida. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Se leva bacalhau eu alinho! A que horas é o jantar?? :)
    hehehehe
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu sempre disse que as comidinhas da Mãe sao sempre as melhores! As da tua, as da minha... Ate podemos tentar fazer igual, mas as mãos delas nao sao as mesmas que as nossas!!
    Nao obstante, o teu bacalhauzinho fez me lembrar comida da Mae!! Sao as saudadinhas, né?? Já te começa a faltar menos também, para matar saudades!! Enquanto isso, ja podes ir pondo uns pratinho a mais na mesa, sim minha schatz?
    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  9. Hummmm minha linda Catarina,,, como eu adoro bacalhau com batatas assadas no forno e o teu tempero esta o maximo, muito bom,... um pratinho bem portugues!!!

    Beijocas minha linda

    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Catarina, este bacalhau ficou com um aspecto encantador!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. OI FLOR DE AMIGA
    Te peço mil desculpas, pelo meu sumiço. Andei com problemas falecimento. Mais que prato delicioso é esse me deixou com ágia na boca com esta receita.Senti sua falta. Me digas como esta vc? Uma feliz sexta feira. com carinho.
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Olá minha querida, gosto imenso de bacalhau e este ficou com um aspecto super apetitoso, devia estar uma delicia :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  13. Catarina essa refeição é perfeita! Fiquei com água na boca!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  14. Hum muito bom mesmo! Posso beliscar.........? Beijinhos...

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga!!

    Passei pra deixar aquele abraço e desejar chuuuuvas de bênçãos por aqui.

    ResponderEliminar
  16. Aparência deliciosa esse bacalhau..que bom está falando com você!! Espero que esteja bem.
    Se cuida..Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  17. Esta fantastico o bacalhau eu adoro!!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Adoro bacalhau,é a minha comida de conforto.A receita da mãe é sempre a melhor.
    bjns,
    Violeta

    ResponderEliminar
  19. Catarina, gostei tanto deste bacalhau assado!
    Ficou lindo!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Bacalhau no forno sabe sempre bem!! Mas feito pelas mães sabe ainda melhor, não é? :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Hola Kinhas, ya estoy de vuelta, y cuantas cosas ricas has hecho en mi ausencia, me ha encantado el pan suizo. También me gustan mucho los cambios del blog, está más claro y más luminoso.
    Y de la receta poco te puedo decir...ya sabes que me encanta el bacalao de cualquier forma, y si es una receta de madre, mucho más.
    Un beso enorme

    ResponderEliminar
  22. Catarina,
    gosto tanto de bacalhau no forno, assim bem simples, com cheiro a caseiro e a família.
    Sabem bem os sabores de casa e portugueses, que nos alegram as refeições.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Querida Kinhas...,
    Minha amiga,
    muito obrigada pela preocupação que demonstraste para comigo e que muito me sensibiliza, mas está tudo bem amiga. O que acontece é que tive cá a minha mãe por quase 2 meses o que foi uma maravilha, mas condiciona e ocupa muito do tempo disponível e que seria para as visitas aos cantinhos das amigas, além de também ficar com o computador praticamente sem acesso, pois tem de ser disponibilizado para ela ver as suas novelas da TVI...
    Por outro lado, estamos a adoptar uma menina (há quase dois anos) e agora estamos na fase final do processo, sendo que na 3a feira vamos ao tribunal para a assinatura final e isso também tem exigido muito mais tempo, pois são assistentes sociais a visitar e montes de burocracia a tratar, mas enfim...
    Penso só poder voltar a visitar os vossos cantinhos com a regularidade habitual lá para o início de Agosto, pois entretanto vêm as férias e vou a Portugal 2 semanas, mas não me esqueço de vocês querida e, mesmo em silêncio, pois é sempre a correr, vou cuscando as delicias que vão publicando, como este teu bacalhau que me deixou a salivar!!!
    Beijinhos grandes e, mais uma vez, muito obrigada pelo teu carinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  24. olha o rico do bacalhau.
    bjinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  25. super a tua sugestao adoro bacalhau e no forno ainda mais bjs bfs

    ResponderEliminar
  26. Querida Catarina sem duvida é comida caseira, genuína e deliciosa. O que adoro isto! Ficou com um aspecto delicioso. Brigado pela sugestão!

    ResponderEliminar
  27. Que belo bacalhau, sabe sempre bem recordar as comidinhas da mãe :)
    Gosto muito de bacalhau e de todas as maneiras
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  28. Olá Catarina :)

    Está uma tentação este teu prato com o fiel amigo a piscar o olho !
    Tem um cor bem convidativa e é uma refeição, sem dúvida, deliciosa.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Eu gosto de bacalhau de todas as maneiras e feitios. O teu tem o aspecto rustico e de comidinha caseira que eu tanto gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Hummmm!!!
    Deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    Bjssssssssssss querida

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas